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BDPA - Bases de Dados da Pesquisa Agropecuária Embrapa
 






Registro Completo
Biblioteca(s):  Embrapa Amazônia Oriental.
Data corrente:  22/04/2015
Data da última atualização:  31/05/2022
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  JESUS, L. R. de; OLIVEIRA, M. do S. P. de; BRANDÃO, C. P.; ANDRADE, P. C.
Afiliação:  Lucélia Rosa de Jesus, GRADUANDA UFRA; MARIA DO SOCORRO P DE OLIVEIRA, CPATU; Camila Pinto Brandão, GRADUANDA UFRA; Patricia Cardoso Andrade, MESTRANDA UFLA.
Título:  Diferentes susbtratos orgânicos na emissão de folhas em mudas de bacabi.
Ano de publicação:  2015
Fonte/Imprenta:  In: ENCONTRO AMAZÔNICO DE AGRÁRIAS, 7., 2015, Belém, PA. Segurança alimentar: diretrizes para Amazônia. Belém, PA: UFRA, 2015.
Descrição Física:  1 CD-ROM.
Idioma:  Português
Notas:  VII ENAAG.
Conteúdo:  A Amazônia apresenta uma grande diversidade de palmeiras usadas para diversos fins pelo homem, entre elas destaca-se a bacabi (Oenocarpus mapora Karsten) que apresenta grande potencial econômico para polpa processada, no artesanato ou mesmo na indústria de palmito. Embora apresente potencial econômico, poucos estudos têm sido realizados para subsidiar sua domesticação, especialmente os que envolvam da produção de mudas. Este trabalho teve por objetivo avaliar a emissão de folhas em diferentes substratos orgânicos de mudas de bacabi. Foram avaliadas 60 mudas de bacabi submetidas a diferentes substratos: terriço, terriço+esterco bovino e terriço+cama de aviário, mensalmente e por um período de seis meses, para os seguintes caracteres: Numero total de folhas (NTF) e número de folhas emitidas (NFE). De modo geral, as mudas de bacabi emitiram até quatro folhas em todos os substratos, exceto no terriço. As mudas submetidas ao subtrato terriço+cama de aviário apresentaram a maior média de folíolos na folha emitida. Todos os tratamentos induzem o lançamento foliar, porém considerando o custo e benefício pode-se usar apenas o terriço para a produção de mudas de bacabi.
Palavras-Chave:  Bacabi; Caracteres vegetativos; Palmeiras; Tratamentos.
Thesagro:  Comercialização; Viveiro.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/122559/1/0633.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Amazônia Oriental (CPATU)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status URL
CPATU51040 - 1UPCAA - DD
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Registro Completo

Biblioteca(s):  Embrapa Agroenergia.
Data corrente:  22/11/2022
Data da última atualização:  22/11/2022
Tipo da produção científica:  Artigo em Anais de Congresso
Autoria:  SOARES, M. E.; SANTOS JÚNIOR, E. B. dos; SILVA, J. B. da; SILVA, R. O. da; JORCELINO, T. M.
Afiliação:  MARCOS EUSTÁQUIO SOARES, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; EDSON BARBOSA DOS SANTOS JÚNIOR, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; JACELINO BATISTA DA SILVA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; RICARDO OLIVEIRA DA SILVA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; TALLYRAND MOREIRA JORCELINO, CNPAE.
Título:  Reflexões sobre os conceitos de Vygotsky no século XXI: a formação docente, o uso de ferramentas digitais e o sociointeracionismo nos espaços virtuais.
Ano de publicação:  2022
Fonte/Imprenta:  In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS; ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA; CONGRESSO DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA; CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO SUPERIOR A DISTÂNCIA, 2022.
Páginas:  1-13
Idioma:  Português
Conteúdo:  O presente artigo objetiva discutir, no contexto da pandemia da COVID-19, a identificação, a validade e a aplicabilidade de alguns conceitos básicos da teoria de Vygotsky na formação moderna dos professores, como a necessidade de letramento digital e o uso potencial das redes sociais como prática pedagógica rumo à efetivação da zona de desenvolvimento potencial dos indivíduos que habitam o ambiente educacional. O delineamento e a metodologia utilizados pelos autores foram a pesquisa qualitativa e o levantamento bibliográfico, respectivamente. Os autores finalizam o artigo concluindo que a teoria de Vygotsky é aplicável à educação a distância e que as redes sociais são campos bastante promissores para a exploração pedagógica de zonas de desenvolvimento proximal de alunos e de professores.
Palavras-Chave:  Aprendizagem mediada; Formação de professores; Letramento digital.
Thesagro:  Aprendizagem; Educação; Formação Profissional.
Thesaurus NAL:  Education; Learning.
Categoria do assunto:  --
URL:  https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/doc/1148587/1/Reflexoes-sobre-os-conceitos-de-Vygotsky.pdf
Marc:  Mostrar Marc Completo
Registro original:  Embrapa Agroenergia (CNPAE)
Biblioteca ID Origem Tipo/Formato Classificação Cutter Registro Volume Status
CNPAE4101 - 1UPCAA - DD
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